SAIBA MAIS!Torne-se Fluente em Inglês em Apenas 8 Semanas!

ESSENCIALISMO, COMO FOCAR NO QUE REALMENTE IMPORTA?

Recentemente, eu ganhei de um amigo o livro Essencialismo, que é muito bacana. Eu ganhei em português, mas como gosto de ler em inglês também baixei a outra versão: Essencialismo, a busca disciplina por menos. Isso é muito importante para qualquer coisa que você queira fazer na sua vida.

Imagina que você criou uma lista com tudo que faz: trabalho, futebol, academia, novela, estão de inglês, gravação de vídeos, sair com amigos, entre outras coisas. Se listar todas as suas atividades pode fazer duas divisões: o que está ajudando a progredir e o que não está contribuindo em nada para o seu crescimento.

E este livro fala exatamente disto, da busca por achar o que é realmente essencial. Normalmente, 99% das coisas que a pessoas fazem não fazem a mínima diferença no seu desenvolvimento.

Foco no que faz diferença na sua vida

Pense no seguinte exemplo: você grava vídeos para o Youtube, estuda espanhol no sábado, estuda inglês por conta própria, assiste UFC, coordena três projetos diferentes ao mesmo tempo em seu trabalho e ainda está aprendendo a jogar xadrez.

Isso significa que você está agindo em diversas direções, mas progredindo muito pouco em todas elas. Isso é o contrario do essencialismo: fazer 15 ao mesmo tempo com uma progressão mínima. Então, imagine colocar toda a sua disposição na mesma direção? Ao invés de andar milímetros, você andaria metros. Depois deste vídeo, você pode fazer uma lista com tudo o que faz e comece a pensar se cada ação faz ou não diferença real na sua vida.

As coisas essenciais variam muito para cada pessoa, então, tente encontrar tudo o que é extremamente importante para a sua rotina e elimine todas as outras. A partir dai, você vai perceber que terá muito mais tempo livre e passará a progredir muito mais rápido no que realmente quer para a sua vida.

Exemplo da aplicação do conceito

Vou dar um exemplo: eu gosto muito de ouvir podcast – recomendo muito para quem está estudando inglês – só que a minha pasta era uma bagunça com mais de 50 áudios. E nunca que eu daria conta de ouvir tudo aquilo! Então, embalado pelo livro Essencialismo eu acessei o meu gerenciador de podcast e comecei a deletar o que não seria importante.

Tudo que não era essencial eu eliminei, ficando apenas com 4 podcasts que realmente escuto. O mais legal de tudo isso é que quando eu entro no meu gerenciador só aparece o que realmente faz diferença. Provavelmente agora vou escutar mais do que antigamente.

Prioridades

E acontece a mesma coisa com a sua vida. Vamos dizer que aprender inglês seja a prioridade da sua vida neste momento, mas ao mesmo tempo você também está estudando espanhol, aprendendo a jogar xadrez e programação, sendo que estes últimos três não passam de passatempos.

O que vai acontecer? Você vai se focar somente no inglês e ganhar todo tempo que gastava com atividades aleatórias. Colocando parte deste tempo a mais para estudar inglês você vai progredir muito mais rápido e ainda terá condição de ficar mais próximo de sua família ou realizando outra ação essencial.

Moral da história? Busque o essencialismo. Tire o lixo de sua rotina, ou seja, todas as atividades que não são essenciais. Foque só no que vai causar um progresso real na sua vida.

ASSINE O CANAL: http://www.youtube.com/user/MairoVergara?sub_confirmation=1

VISITE O SITE: http://www.mairovergara.com/

CURTA A FANPAGE: https://www.facebook.com/mairovergara2

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *